Roteiro do Seixal
Conhece o seixal?

Conhece o Seixal?

Conhece o Seixal e do seu concelho? 

Pois, tentaremos ajudar um pouco e depois não se esqueça, visite o Concelho do Seixal e fique maravilhado com o que encontrará.

Com uma história de ligação ao rio desde a antiguidade. Os Descobrimentos trouxeram consigo a instalação de estaleiros navais e aproveitamento das marés.

No século XVII, a economia do concelho estava baseada na pesca, e no século XIX, a instalação de unidades fabris foi o grande impulsionador do desenvolvimento económico.
No século XX, a Siderurgia Nacional e a ponte sobre o Tejo contribuíram para a explosão demográfica e o desenvolvimento social e económico.

Hoje, o concelho do Seixal é composto por quatro freguesias, tem cerca de 160 mil habitantes, com alguns dos mais elevados índices de progresso do país.

Encontramos a beleza de paisagens naturais, dando como exemplo a Baía de Seixal, os parques florestais, as praias, os pequenos povoados e aldeias, as quintas e quintais senhoriais, os museus, as igrejas, as fortificações e os edifícios industriais. 

Conheça também a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, o Ecomuseu Municipal do Seixal, a Náutica de recreio, a Rota da Ecologia e da Faina no Rio Tejo e a Rota Barcos do Tejo. Algum dos exemplos que tem mesmo que conhecer.

O Seixal é um município que oferece uma excelente variedade de equipamentos e atividades culturais, desportivas e de lazer.

Eventos emblemáticos como o Festival Internacional Seixal Jazz, o Festival de Teatro do Seixal, a Seixalíada, os Jogos do Seixal e o Março Jovem são algumas das iniciativas culturais.

 

A área da Baía do Seixal possui também diversos restaurantes e bares para momentos de lazer e atividades náuticas, como a Nova Estação Náutica Baía do Seixal e as coletividades locais.

O passeio ribeirinho é uma excelente oportunidade para conhecer o património histórico e cultural do território e o Ecomuseu tem as portas abertas para explorar a região.

Como se vê, o Seixal tem tudo para ser descoberto e apreciado.

 

 

Conheça as juntas de freguesia e o que tem de conhecer:

Freguesia do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires

Freguesia de Amora

Freguesia de Corroios

Freguesia de Fernão Ferro